top of page

ANÁLISE DE PERSONAGEM | SIOBHAN "SHIV" ROY

  • Foto do escritor: Daniele Freitas
    Daniele Freitas
  • 5 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Na aclamada série "Succession", que teve seu encerramento no mês de maio, somos apresentados a uma gama de personagens intrigantes e complexos. A série e seus personagens são interessantes, que decidi  fazer uma análise de Siobhan Shiv Roy, única filha de Logan Roy. Exploraremos as nuances da personalidade de Shiv e faremos uma análise do seu comportamento na série.

Ambiente Invalidante e Busca por Aprovação:

Shiv cresceu em um ambiente familiar desafiador, onde a expressão de sentimentos era frequentemente invalidada, sendo considerado fraqueza. Essa invalidação e noção de reconhecimento atrelado à impetuosidade e conquistas contribuiu para a dificuldade de Shiv em regular sua autoestima e lidar com suas emoções de forma adaptativa. Sua busca constante por aprovação do pai é evidente, tornando-se um fator central na forma como ela se comporta e interage com os outros.

Análise do Comportamento:

Um exemplo de análise do comportamento de Shiv na série é sua atitude agressiva no ambiente corporativo. Ao se sentir desamparada e em busca de reconhecimento, Shiv compensa sua sensação de vulnerabilidade adotando uma postura muitas vezes agressiva, para provar seu valor e alcançar sucesso. Essa agressividade funciona como uma estratégia para se proteger das possíveis invalidações e conquistar uma posição de poder e influência, muitas vezes o comportamento deve gerar gratificações imediatas e como consequência, seu comportamento é reforçado.

É preciso notar que desde cedo, no ambiente familiar, Shiv também foi invalidada pelo pai apenas pelo fato de ser mulher. Esse contexto também colabora para as suas experiências e percepções. Por isso, a perspectiva de se tornar CEO da empresa do pai representa um objetivo de desejo significativo a ponto de fazê-la desistir de seu trabalho como assessora política. 

Contudo, seu desejo por aprovação somado às manipulações de Logan acabam se provando um ponto sensível para a moça. Um exemplo disso é observado durante a segunda temporada, principalmente no episódio "". Nele, os Roys e os Pierces estão em um jantar de negócios tenso e, de forma precipitada, Shiv anuncia prematuramente sua nomeação como CEO, o que desencadeia uma série de consequências que afetam não apenas sua relação com o pai, mas também sua posição na empresa. Na verdade, para nós os telespectadores, fica evidente que Logan não confia nos filhos para chefiarem a empresa e não tinha intenção de realmente indicá-los para o cargo, mas também fica evidente que ele utiliza muitas vezes essa possibilidade de indicá-los como uma forma de manipulação.

Podemos identificar uma função comportamental de buscar aprovação e validação do pai e dos outros presentes no jantar de negócios. Shiv agiu de forma impulsiva, buscando a aprovação imediata e desejando demonstrar sua competência e importância na empresa. No entanto, essa ação desencadeia consequências negativas, como a desistência de Logan em apontá-la como CEO, prejudicando suas perspectivas de progresso profissional. Inclusive, o próprio olhar de Logan para ela durante o jantar diz tudo.

É importante ressaltar que o comportamento de Shiv é entendido como sendo influenciado por variáveis ambientais. O ambiente familiar invalidante e a busca por aprovação são exemplos de variáveis antecedentes que moldam seu comportamento. Além disso, as consequências de suas ações, como a perda da oportunidade de ser CEO, também influenciam seu comportamento futuro. Nessa abordagem, o comportamento de Shiv é visto como uma interação complexa entre seu ambiente, suas experiências passadas e as contingências presentes.

Consequências Negativas e Impacto nas Relações:

A tragédia de Shiv é que sua busca por aprovação a levou a abrir mão de uma carreira promissora como assessora política, sendo engolida pelas promessas do pai, pelo jogo do poder e perdendo a oportunidade de se tornar CEO. Essas escolhas afetaram profundamente suas relações familiares, especialmente com seu irmão, Kendall, e teve um impacto significativo em seu relacionamento com o marido, Tom. Ao final da série, Shiv toma duas decisões baseadas no seu raciocínio emocional, sendo a primeira se virar contra Mattson ao descobrir que ele estava buscando outro CEO e, por fim, ao decidir votar contra o irmão, fazendo com que ele perdesse o sonho de se tornar CEO e que a família perdesse a Waystar para a Gojo. 

Possibilidades de Crescimento e Mudança:

Apesar das dificuldades, Shiv demonstra bastante resiliência. É possível que, através de um processo terapêutico, ela possa explorar suas necessidades de aprovação e reconhecimento, desenvolvendo estratégias mais adaptativas para lidar com suas emoções e relacionamentos. Para isso, é necessário uma boa dose de autorreflexão, autoconhecimento e do estabelecimento de limites saudáveis. Além disso, Shiv poderia se valer de treinos de Atenção Plena para evitar tomar tantas decisões baseadas no emocional

Siobhan é uma personagem extremamente complexa e intrigante, moldada por um ambiente familiar invalidante e uma busca incessante por aprovação. Sua agressividade no mundo corporativo e as consequências negativas de suas escolhas refletem os desafios emocionais que ela enfrenta. No entanto, há espaço para crescimento e mudança, oferecendo uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e superação desses padrões de comportamento. 

Posts recentes

Ver tudo
IDENTIDADE E PERSONALIDADE

A compreensão da psicologia humana é uma jornada fascinante que nos leva a explorar conceitos fundamentais, como identidade e...

 
 
 
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo comportamental é baseada na premissa de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e...

 
 
 

Comentários


PsiDanieleFreitas

bottom of page