Distorções Cognitivas e preocupações
- Daniele Freitas

- 23 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Olá pessoal, estava assistindo a um vídeo da Dawn Elise Snipes, uma counselor americana que tem um canal no youtube, e ela deu algumas dicas interessantes sobre como manejar as preocupações. Decidi resumir brevemente para vocês:
Preocupação e ansiedade são importantes para sinalizar algo, mas se agarrar a elas pode trazer prejuízos.
Aprenda a lidar com distorções cognitivas que alimentam preocupações, como generalização (pensar em termos extremos), leitura mental (assumir o que os outros pensam), heurística de disponibilidade (basear-se em informações recentes ou eventos imediatos) e personalização (interpretar eventos como sendo sobre você). Busque explicações alternativas. Na terapia cognitivo-comportamental trabalhamos bastante isso no Registro de Pensamentos Disfuncionais.
Foco no presente (Mindfulness) e concentrar-se em fatos ao invés de suposições. Investigue quão realista é o medo de que o pior aconteça, identifique momentos no passado onde você previu o pior e no final deu tudo certo. Busque explicações alternativas. Por fim, busque soluções, o que você pode fazer para agir? Busque uma segunda opinião.
Gerenciar tempo. Aprenda a priorizar, simplificar, delegar e planejar. O estresse pode ser causado pela sobrecarga de tarefas. Simplifique o que for possível e delegue responsabilidades.
Veja como você pode desenvolver habilidades que podem te ajudar em seus projetos e nas demandas do dia a dia. Peça ajuda se necessário.
Priorize o descanso para manter a clareza mental e a eficiência. Isso aqui já é a base de tudo que o Eslen traz para a gente.
Reconheça sentimentos como sinais, não fatos definitivos.
Tente aliviar a tensão com massagens, alongamento ou outras estratégias de relaxamento.

Comentários