Dicas para se concentrar nos estudos
- Daniele Freitas

- 22 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Estudar é preciso, mas pode ser uma tarefa difícil e cansativa, principalmente quando temos outras atividades em nossa rotina. Basta sentar na cadeira e abrir o livro, que tudo quanto é coisa começa a passar pela nossa cabeça, ". Tudo isso dificulta muito o nosso processo de aprendizagem e nosso foco. Por isso, é importante aprender estratégias para conseguir se concentrar e manter o foco nos estudos para que possamos obter os melhores resultados. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a se concentrar e manter o foco:
Escolha um local tranquilo e livre de distrações: Encontre um lugar silencioso para estudar e evite qualquer coisa que possa distraí-lo, como televisão, celular ou redes sociais. Um boa dica é deixar o celular em outro lugar da casa ou usá-lo para fazer um timelapse do seu estudo. Também não se esqueça de manter o ambiente limpo e organizado.
Organize seu espaço de estudo: Organize seu ambiente de estudo de forma que tudo o que precisa esteja à mão, como água, livros, canetas, papel, post-its e outros materiais necessários. Isso ajudará a evitar interrupções desnecessárias.
Defina metas claras e realistas: Defina metas específicas para cada sessão de estudo, de forma que saiba exatamente o que precisa ser feito e quando. Também é preciso ajustar suas expectativas, não adianta se programar para estudar três matérias, assistir a duas aulas e ler dois livros se você só tem 2h disponíveis.
Prioridades: quais matérias serão estudadas e porquê. Alguma prova está chegando? Qual você tem mais dificuldade? Qual tem mais volume de conteúdo?
Faça pausas regulares: Faça pausas regulares durante o estudo para evitar o cansaço mental. A cada hora, faça uma pausa de 10 a 15 minutos para descansar e recarregar as energias.
Estude em blocos de tempo: Estude em blocos de tempo, de forma que possa se concentrar em uma tarefa específica por um período determinado. Por exemplo, estude por uma hora e meia, faça uma pausa de 15 minutos e, em seguida, continue estudando por mais uma hora e meia. Existe um método chamado Pomodor que é bem interessante também.
Pratique a respiração profunda: Pratique a respiração profunda para ajudar a se acalmar e concentrar. Inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca.
Utilize técnicas de memorização: Utilize técnicas de memorização, como associação de ideias, resumos, mapas mentais e flashcards para ajudar a lembrar do conteúdo estudado.
Exercite-se regularmente: Exercitar-se regularmente pode ajudar a melhorar a concentração e a memória.
Durma o suficiente: Dormir o suficiente é importante para manter o cérebro saudável e alerta. Além do tempo, é preciso que esse sono seja reparador. Cuide para que você possa descansar enquanto dorme, faça uma higiene do sono e evite utilizar o espaço em que você dorme para realizar tarefas estressantes e muito estimulantes. Cama é para descansar e amar.
Lembre-se, a concentração é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática e persistência. Não se esqueça que transtornos e outras dificuldades podem dificultar este processo, então não deixe de buscar ajuda, se necessário. Use essas dicas para ajudar a manter o foco e obter os melhores resultados em seus estudos.

Comentários