EMAGRECIMENTO É CONSEQUÊNCIA
- Daniele Freitas

- 28 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Cada vez mais observo as pessoas buscando o emagrecimento, mas quando analisamos mais a fundo, vemos que não é exatamente uma questão de peso somente. Aliás, na maioria das vezes, o aumento ou a diminuição de peso é consequência de inúmeras outras questões. E enquanto as pessoas estão focadas na dieta, elas esquecem que é todo o contexto que precisa ser avaliado e modificado.
Muitas vezes, a pessoa está buscando a perda de peso por uma questão estética e como uma forma de ter algum controle sobre uma vida que acredita que está caótica. Contudo, o que acontece muitas vezes é que, justamente pelo contexto estar desorganizado, é que ela ganha ou deixa de perder o peso. Uma coisa alimenta a outra. Logo, não se pode focar apenas na questão estética ou somente em um plano alimentar, é preciso focar na organização da rotina e controle sobre aquilo que é possível controlar.
Em muitos casos, o desejo de emagrecer pode estar mascarando questões mais profundas, como transtornos alimentares ou outras questões emocionais. É fundamental que, ao buscarmos a perda de peso, também estejamos dispostos a investigar nossa relação com a comida, nossas emoções e até mesmo nossa saúde mental. Através dessa autoavaliação, podemos identificar possíveis obstáculos e contar com o apoio de profissionais qualificados, como psicólogos, para enfrentar essas questões de forma saudável e assertiva.
Muitas vezes, a pessoa pega para fazer o plano alimentar, mas não consegue porque tem dificuldade de lidar com as emoções intensas, que não só fazem com que a pessoa busque conforto na comida, como também impedem que a pessoa organize a própria rotina e faça o diário alimentar, por exemplo. Às vezes, a pessoa determina que irá fazer o registro de suas refeições, mas então algo acontece, ela é tomada por fortes emoções e deixa tudo de lado. Neste caso, não se trata de dieta, se trata de regulação emocional.
É preciso lembrar que emagrecimento é consequência de uma abordagem mais abrangente, na qual cuidamos de todos os aspectos da nossa vida, e nos permite criar uma base sólida para alcançar nossos objetivos. Uma vida ativa com boas noites de sono, tempo ocupado por diversas atividades, inclusive aquelas que trazem prazer, e disciplina acaba por trazer um corpo saudável como consequência. É isso que importa. Não se trata de não comer sorvete, pizza ou hamburguer, se trata de ser ativo e obter prazer além desses alimentos.
Ao focarmos em nossa organização, autoconhecimento e bem-estar emocional, estaremos mais preparados para enfrentar os desafios do emagrecimento com mais equilíbrio e consciência. Que cada passo rumo ao emagrecimento seja também um caminho de autodescoberta e cuidado, fortalecendo nosso corpo e mente para uma vida plena e saudável.

Comentários