Entendendo o Comportamento Alimentar: Dicas para uma Relação Saudável com a Comida
- Daniele Freitas

- 13 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Nossa relação com a comida é complexa e influenciada por diversos fatores, como biologia, emoções, hábitos e ambiente. Acontece que muitas vezes nos deparamos com desafios, com a dificuldade de resistir a tentações ou a sensação de descontrole em relação à comida. Nesses momentos, é importante lembrar que o comportamento alimentar é influenciado por estímulos e padrões aprendidos ao longo da nossa vida, sem falar no ambiente com a disponibilidade de alimentos.
Como vivemos no piloto automático, muitas vezes fica difícil enxergarmos exatamente o que está nos influenciando, mas quando pisamos no freio e paramos para analisar, é possível ver pelo menos alguns fatores ambientais e padrões comportamentais são possíveis de serem modificados. Compreender o comportamento alimentar é fundamental para estabelecer uma relação saudável com a comida.
É claro que algumas dicas não irão substituir a terapia para quem precisa, contudo, para muitas pessoas, ter consciência sobre esse processo e agir atentamente sobre eles já pode ajudar bastante. Então, siga algumas dicas e veja se elas podem te ajudar de alguma maneira.
Observe quais situações ou emoções costumam desencadear seus hábitos alimentares. Pode ser o estresse no trabalho, assistir à TV ou estar em um ambiente recheado de alimentos tentadores. Por exemplo: Observe se costuma beliscar doces quando está estressado sentado no sofá assistindo filme. Isso pode indicar que estar estressado e assistir a um filme podem aumentar a probabilidade de você se dirigir até a cozinha para buscar um doce.
Ao observar essa cadeia de comportamentos, você pode se antecipar e desenvolver estratégias para agir de outra forma, seja realizando atividades de relaxamento ou então, evitando se sentar no sofá, ou ainda evitando ter doces na despensa.
Altere o ambiente para reduzir as tentações e facilitar escolhas mais saudáveis. Organize sua despensa e geladeira com opções nutritivas, evite ter alimentos calóricos ao seu alcance e busque alternativas mais saudáveis para momentos de estresse. Ou seja, dificulte seu acesso a alimentos hipercalóricos. Exemplo: Ao invés de ter uma caixa de chocolates na gaveta do escritório, substitua por um pacote de castanhas ou frutas secas.
Envolva-se em atividades que promovam um estilo de vida saudável. Participe de grupos de exercícios, convide amigos para caminhar juntos ou compartilhe refeições nutritivas com a família. Se cozinhar é uma atividade social, tente aproximar as receitas de algo mais saudável.
Reforce os Comportamentos Positivos: Celebre suas conquistas e recompense-se de forma saudável quando atingir metas intermediárias. Pode ser com um novo livro, uma massagem relaxante ou um dia de lazer.
Lembre-se, a comida não é um inimigo, é possível ter uma relação saudável com os alimentos. Lembre-se também que encontrar as estratégias que funcionam para você pode exigir um pouco de experimentação. Se necessário, busque o apoio de um profissional especializado, como um psicólogo, para ajudá-lo nesse processo. A mudança de hábitos pode ser desafiadora, mas com pequenos passos e determinação, você está no caminho certo para alcançar seus objetivos de emagrecimento.
Comentários