MUDANÇA DE HÁBITOS P. 2
- Daniele Freitas

- 21 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Mudar hábitos pode ser um desafio, mas pode trazer grandes benefícios para a sua vida. Acontece que nem sempre é fácil e muitas vezes não sabemos nem por onde começar. Nesses casos, o primeiro passo seria imaginar como seria a vida que você gostaria de ter. O que mudaria? Como seria sua rotina? O que você faria de diferente?
Outro ponto é que mudar requer muita energia, coisa que seu corpo não deseja gastar a não ser que exista uma razão muito forte para isso. E para encontrar este motivo, é preciso se perguntar: como esse novo comportamento pode te deixar mais saudável ou te fazer sentir melhor? Como o antigo comportamento fazia você se sentir mal? Refletir sobre essas questões pode ajudar a fortalecer a motivação para a mudança.
E estes dois pontos acima não são os únicos desafios, além deles é importante levar em consideração os efeitos que essa mudança pode ter no seu ambiente, e principalmente nos seus relacionamentos. Reflita como pode melhorar a convivência com as pessoas ao seu redor? Como isso pode influenciar positivamente a sua vida?
Outra dica é identificar quais mudanças no seu ambiente você pode fazer que irão favorecer essa mudança e prevenir recaídas a hábitos antigos. Além disso, é importante identificar e avaliar as possíveis barreiras que possam impedir a mudança, a fim de criar estratégias para superá-las. Por exemplo, se você quer começar a frequentar a academia, encontrar uma academia próxima e de fácil acesso poderá facilitar o processo. Se você busca seguir corretamente o plano alimentar indicado pelo nutricionista, dificulte o acesso a alimentos fora desse plano.
Por fim, é importante lembrar que mudanças comportamentais exigem esforço e dedicação, mas são possíveis de serem alcançadas e se houver qualquer dificuldade, buscar o suporte de um profissional qualificado pode fazer toda a diferença na conquista dos seus objetivos e na melhoria da qualidade de vida.

Comentários