Terapia Cognitivo-comportamental no processo de emagrecimento e tratamento para Obesidade
- Daniele Freitas

- 16 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica que tem mostrado bastante eficácia para o tratamento de diversos transtornos mentais, incluindo ansiedade, depressão e transtornos alimentares. Ela é baseada na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e que podemos aprender a modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos para promover a saúde mental e o bem-estar.
A TCC também é uma abordagem que, segundo pesquisas, tem se mostrado bastante eficaz para auxiliar no processo de emagrecimento e manutenção de peso. Ela pode ajudar a identificar e modificar os pensamentos e comportamentos disfuncionais associados à alimentação e atividade física, bem como abordar questões emocionais que possam estar contribuindo para o excesso de peso. A autora e psicóloga cognitivo-comportamental Judith Beck tem escrito sobre a aplicação da TCC para perda de peso e manutenção a longo prazo, fornecendo estratégias práticas e eficazes para mudar comportamentos alimentares e atitudes em relação ao peso. Alguns de seus trabalhos incluem os livros "Armadilhas da Dieta" e "Pense Magro".
Além disso, existem uma série de fatores que podem influenciar no emagrecimento e muitos desses fatores podem estar relacionados a outros transtornos, para isso, existe o Protocolo Transdiagnóstico de Oxford, desenvolvido por Christopher G Fairburn, Zafra Cooper, Roz Shafran. A abordagem é transdiagnóstica e se aplica a uma ampla gama de distúrbios alimentares, incluindo bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar periódica e transtornos alimentares não especificados. O tratamento consiste em três fases principais:
Fase 1 - Emagrecimento:
Esclarecimento da diferença entre perda de peso e manutenção do peso;
Início da perda de peso;
Fase 2 - Emagrecimento:
Obstáculos;
Abordagem de questões gerais como autoestima e cuidado pessoal;
Administração das preocupações com imagem corporal;
Redirecionamento dos objetivos primários;
Melhoria da qualidade dos relacionamentos;
Reconhecimento e respeito às mudanças;
Aceitação do biotipo.
Fase 2 - Manutenção:
Ajuda o paciente a adquirir e praticar habilidades para manter o peso estável;
Estabelecimento de uma variação.
Se você está enfrentando dificuldades emocionais ou problemas com a alimentação e o peso, a TCC pode ser uma opção valiosa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde mental e física.
Daniele Cristina Silva de Freitas
CRP 06/192019
Fontes:
Fairburn CG, Cooper Z, Shafran R. Cognitive behaviour therapy for eating disorders: a "transdiagnostic" theory and treatment. Behav Res Ther. 2003 May;41(5):509-28. doi: 10.1016/s0005-7967(02)00088-8. PMID: 12711261.

Comentários